SAIBA QUEM SOMOS

 

Equipe em desfile de 7 de setembro.                              Equipe em seu último curso de primeiros socorros

Requisitos básicos para fazer 

trilhas ou participar de enduros

  1. Antes de sair com sua moto faça uma checagem geral:
  1. Use sempre equipamentos:
  1. Leve algumas ferramentas:

Todas que sejam mais necessárias para sua moto...

chave de vela

chave 12x13mm

vela

allen 5mm

chave inglesa cabo 8''

allen 6mm

alicate tipo universal

emenda de corrente

alicate de pressão

arame

chave combinada fenda/philips

2 parafusos 6mm - 2 parafusos 8mm com porcas e arruelas

chave 8mm

isqueiro

chave 10mm 

saco plástico

  1. Leve água, e barras energéticas ( rapadura, amendoim ou chocolate )
  2. Leve um quit de primeiros socorros.
  3. Não faça uso de bebidas alcoólicas e/ou drogas.
  4. Não jogue qualquer que seja o objeto nas trilhas.( Ajude a preservar o meio ambiente )
  5. Não ande sozinho
  6. Escolha o pneu adequado para o tipo de terreno

O QUE É ENDURO ?

Primeiro temos que saber a origem do Enduro, que veio do Trail. 

O QUE É TRAIL?

O termo "trail" vêm do vocabulário inglês e significa caminho, trilha, rastro ou picada.

O Trail surgiu no Brasil, na década de 70, quando os amigos apaixonados por motos, carentes por um lazer alternativo para os finais de semana, procuraram uma forma de fugir da rotina, formando um interminável ciclo de amizades e confraternização. 

A topografia do Brasil extremamente favorável, aliada à ausência de lazer de massa e pela limitação dos clubes campestres, tornou-se em pouco tempo propicio a prática deste esporte.

O Trail, comum em todo o mundo, logo tornou-se popular no Brasil, facilitando o surgimento de amizades e intercâmbio cultural, principalmente entre os treieiros, fazendeiros e colonos que habitam na região rural.

O QUE É ENDURO ?

A palavra ENDURO vem do vocabulário francês e significa resistência.

Foi criado como uma forma de competição dentro da modalidade "trail", e, é praticado em trilhas (caminho, picada). Estas trilhas podem ser constituídas de estradas abandonadas ou secundárias, estradas pavimentadas ou não.

Sendo assim, uma competição de trail ou enduro de regularidade, associa geralmente a resistência do piloto e da moto, ao longo das irregularidades de uma trilha, seguindo as orientações básicas descritas em planilha (Mapa indicando o caminho) e a média de velocidade em cada trecho da competição, confeccionada pela organização da prova.

Vence a prova aquele que obtiver maior regularidade nos diversos trechos do percurso, que não pode estar adiantando e nem atrasado durante a prova. Aferição informatizada é feita pelos Postos de Controle da prova (PC's).

As provas normalmente duram algumas horas, mas podem ter longos trajetos, com duração de vários dias, passando por diversas Cidades e Estados.

Desta forma, máquina e piloto têm que estar sempre bem preparados, em sintonia para enfrentar as dificuldades do percurso.

O piloto que perder menos pontos (cada segundo adiantado ou atrasado acarreta perda de pontos), é considerado o vencedor da competição.

'' O ENDURO surgiu do Hobby de fazer Trail, e o BICHO DA LAMA surgiu da união destes fatores com a amizade e a confraternização. ''